O Botafogo ainda gera algumas dúvidas para 2025, mas a vitória sobre o Fluminense indicou algumas respostas sobre o elenco que estreou na temporada e tem uma decisão com o Flamengo já no domingo.
“Botafogo sempre vai brigar, lutar, batalhar. Somos um time que gosta de ganhar e vamos lutar por isso”, disse Alexander Barboza.
Campeão do Brasileiro, o Botafogo enfrenta o rival rubro-negro pela Supercopa do Brasil. O jogo vai acontecer no Mangueirão, em Belém.
O Alvinegro foi o último dos quatro grandes a estrear o time titular, e o primeiro jogo foi apenas quatro dias antes da disputa da taça. Flamengo, Fluminense e Vasco já tinham utilizado os principais jogadores antes da quinta rodada do Carioca.
“Pesa muito, é um jogo decisivo. Vale a taça! Final, tem de ganhar. Teremos pela frente um rival forte, que se preparou. Vai ser mais uma final, desculpa a palavra, fo…”, disse Barboza.

O Botafogo mostrou mudanças após saídas no mercado. Nomes como Luiz Henrique, Almada, Júnior Santos, Tiquinho e Adryelson deram adeus a General Severiano, o que mudou a briga interna por vaga.
Matheus Martins, por exemplo, desponta como titular. Ele formou trio de ataque com Igor Jesus e o jovem Lobato, que busca mais espaço. O Glorioso entrou em campo no 4-3-3, tendo Savarino fechando um losango com os três jogadores mais adiante.

Igor Jesus marcou e mostrou que pode manter a boa fase. O atacante abriu o placar contra o Fluminense, ao aproveitar rebote em lance em que Fábio defendeu chute de Lobato.

O Glorioso teve boa movimentação ofensiva e criou oportunidades. Defensivamente, por outro lado, deu mais espaços que o que fazia na última temporada e viu o Fluminense assustar (o gol tricolor foi de Cano, em cobrança de pênalti).
Vitinho, Cuiabano, Allan e Danilo Barbosa foram opções no decorrer da partida. Quem também entrou foi o jovem Yarlem – que, assim como Lobato, foi elogiado pelo Leria.

“Trabalhamos muito desde quando voltamos, e com poucos jogadores. Trabalhamos e acho que, neste primeiro jogo, deu certo. Jogo difícil, clássico, e conseguimos ganhar. Gostamos de jogar com a bola. Vocês viram o primeiro gol. Independentemente de quem estiver em campo, a ideia é a mesma, e isso é bom”, completou Barboza.
O Alvinegro ainda busca um novo treinador após adeus de Artur Jorge. O interino Carlos Leiria estará à beira do gramado na disputa da Supercopa.
“Nós temos um departamento que tem tudo mapeado sobre o Flamengo. Depois desse jogo do Fluminense, vamos virar a chave para o Flamengo. Vamos tentar encontrar a melhor estratégia para sermos superiores e sairmos com o título no domingo”, disse Carlos Leria.

O elenco principal do Botafogo se apresentou no dia 14 de janeiro. O retorno aconteceu após período de férias um pouco maior por conta da disputa do Intercontinental.
O Botafogo anunciou a contratação de Artur e do volante Wendel. O atacante já foi apresentado e está treinando com o elenco, enquanto Wendel vai terminar a temporada europeia pelo Zenit, da Rússia. O goleiro Léo Linck, ex-Athletico, também já teve acerto divulgado pelo clube.
Fonte: Dol Esportes.